Manifesto


Faculdade, substantivo feminino: poder de efectuar, capacidade, dom natural, virtude, possibilidade, direito, talento.

Numa altura em que se vivem profundas mudanças a todos os níveis no país e no mundo, por que não re-pensar a nossa faculdade?

Somos estudantes, trabalhadores-estudantes, bolseirxs, à rasca ou não, que decidiram juntar-se para fazer para isso: re-pensar a FCSH. Porque, por mais que gostemos do seu espaço, do seu ambiente, do seu dia-a-dia, achamos que há muito para ser transformado, por todxs nós.

A FCSH é o espaço físico onde passamos a maior parte do nosso tempo: aprendemos e produzimos conhecimento, cultura e vida. Aqui, conhecemos grandes amigos, jogamos sueca, ouvimos música tocada pelos colegas. É também aqui que temos aulas que, muitas vezes, nos fazem pensar e re-pensar a Sociedade e as Ciências Sociais.

No entanto, para que possamos partilhar este espaço, temos de pagar a terceira propina mais alta da Europa. Sinónimo de qualidade, diriam alguns. Não concordamos. Defendemos o direito à Educação, sem restrições sócio-económicas, ainda mais agravadas em período de crise. Lutamos por um sistema de acção social mais justo e eficiente para todos os que queiram ingressar no Ensino Superior, partilhar e enriquecer este espaço.
Este é o grande desafio da lista A. Criar uma FCSH que seja de todxs: um centro de partilha de experiências e aprendizagens, dentro e fora das aulas, que seja aberto a todxs, com uma AE que trabalhe para todxs e possa também contar com o contributo de todxs.

Queremos, todxs juntxs, marcar a diferença.

Vamos construir a tua AE, queres vir?